CASAS DICAS E NOVIDADES

Por que é importante o desapego?

Qui, 24/Jan/2019

CAROL ADLOFF - PERSONAL ORGANIZER

 

Para começar o ano bem, um tema muito importante: Desapego. Em nosso dicionário temos a definição de desapego como alguém que não tem amor por alguém, tem desinteresse, ou é desprendimento de algo. No dicionário em inglês temos a definição mais apropriada para o que queremos dizer aqui. A palavra declutter significa algo que precisamos limpar, criar espaço. Desapegar é isso, deixa ir, criar espaço, reorganizar!

PORQUE É IMPORTANTE O DESAPEGO - PERSONAL ORGANIZER CAROL ADLOFF

 

Muitas pessoas têm medo só de ouvir falar! Por que desapagar incomoda tanto? Porque é mais fácil e mais cômodo manter, esconder, esquecer. Absorvemos muito da cultura americana, compras, promoções, estoques e soma-se a isso o costume de preservar, guardar os antepassados e toda sua bagagem. Isso também acontece, por causa de nossa herança no Brasil Colônia, onde os escravos sempre faziam tudo para que os portugueses tivessem o maior conforto possível. Isso virou cultural, parece que alguém sempre vai fazer o trabalho que você deveria fazer. Já ouvi de algumas pessoas dizer que sujavam tal lugar porque sabiam que tinha alguém para limpar. Jogar lixo na rua, não retirar a bandeja de sua comida da mesa na praça de alimentação do shopping, jogar bituca de cigarro na rua... Tudo isso parece ser bem normal na nossa cultura.

O desapego tinha que ser ensinado desde cedo em nossas casas. Nas escolas do Japão as crianças aprendem a contribuir com o meio ambiente, elas aprendem que precisam limpar, organizar, cuidar do que estar ao seu redor, afinal as coisas não voltam sozinhas para o lugar, não é? Repare em uma criança com cerca de dois anos, ela já nasce com esse senso de organização, ela gosta de empilhar e ordenar coisas, de seu jeito. Mas depois, vão crescendo sem direcionamento, alguém sempre faz por ela e aí ela cresce e depois fica difícil “consertar” os hábitos errados. Difícil, mas não impossível!

PORQUE É IMPORTANTE O DESAPEGO - PERSONAL ORGANIZER CAROL ADLOFF

 

Precisamos criar o hábito do desapego para manter a ordem em nossas vidas. Não há lugar que se sustente depois de algum tempo, onde só se compra e não se descarta. As pessoas têm um grande equívoco de achar que organização é só guardar. Quero desmistificar isso agora mesmo: um dos princípios de uma organização é o descarte! Nós crescemos, seja de altura ou largura, mudamos nosso gosto de vestir, compramos novas tecnologias, novos acessórios... E tudo que é velho e não tem uso precisa ir embora. Guardar para quê? Para quem? Tem certeza que vão querer guardar suas coisas velhas? Tem certeza que você vai realmente usar aquele vestido um dia? Que vai escutar aqueles antigos cds? Ou vai usar aquela câmera analógica? Papéis, para quê tantos?

Você precisa ter somente aquilo que usa, e digo ainda mais, aquilo que usa e ama! Viva somente com aquilo que te faz feliz, assim ensina a guru da organização, a Marie Kondo (inclusive já falamos um pouco da sua filosofia e demos ótimas dicas aqui! Clique para saber mais). E além disso, você precisa repensar a necessidade de compra, precisa criar consciência de suas reais necessidades. Desapegue, doe, economize e veja sua vida mais leve e feliz! Mas vá com calma, um passo de cada vez! Comece por categorias, especialmente aqueles de menor apego. Analise seus ambientes a cada seis meses, depois a cada três, até que vire um hábito. Respeite seus limites e se precisar, peça ajuda!

PORQUE É IMPORTANTE O DESAPEGO - PERSONAL ORGANIZER CAROL ADLOFFPORQUE É IMPORTANTE O DESAPEGO - PERSONAL ORGANIZER CAROL ADLOFFPORQUE É IMPORTANTE O DESAPEGO - PERSONAL ORGANIZER CAROL ADLOFFPORQUE É IMPORTANTE O DESAPEGO - PERSONAL ORGANIZER CAROL ADLOFF

 

Fotos: Reprodução


Posts Relacionados